segunda-feira, 31 de maio de 2010

No Dia Mundial sem Tabaco, São Paulo tem exames gratuitos


Mais de 20% dos moradores de SP são fumantes.
De acordo com o IBGE, no Brasil são mais de 24 milhões fumantes.

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado nesta segunda-feira (31). Diversas campanhas de alerta sobre os perigos do cigarro estão sendo feitas, mostrando os riscos que quem fuma está exposto, como câncer, doenças do coração e respiratórias.
Um dado da Sociedade Paulista de Pneumologia chama a atenção: mais de 20% dos moradores da capital fumam. É a cidade do país que têm mais fumantes. Contudo, muitos fumantes mudaram de comportamento depois que a Lei Sntifumo entrou em vigor, há quase um ano. Hoje as pessoas fumam menos.

Como parar de fumar
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) existem duas técnicas para parar de fumar: a parada imediata, onde o fumante escolhe um dia e, a partir da data não fuma mais; e a parada gradual, onde a pessoa reduz o número de cigarros fumados ou retarda a hora do primeiro cigarro fumado durante o dia.
As duas formas levam a cessação do tabagismo em cerca de sete dias. A técnica da parada gradual não deve durar mais do que duas semanas. A substituição do cigarro normal para cigarros de baixo teor ou outros derivados do tabaco não são recomendáveis, pois também fazem mal à saúde.

O Inca sugere também que o fumante que está deixando ou acabou de parar de fumar evite beber álcool ou ingerir café; não frequentar locais com muitos fumantes, como bares, boates e clubes; deve realizar atividades em locais sem presença de fumantes; ingerir água regularmente, além de frutas, verduras e legumes.

Ações

No Hospital das Clínicas estão sendo feitos exames de graça até às 14h: medição do nível de monóxido de carbono no organismo. Já no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, até às 15h haverá palestra alertando a população sobre os riscos do cigarro, distribuição de panfletos, apresentação de vídeos, prova de função pulmonar.
A estação Sé do Metrô promove mutirão de conscientização da população. Os usuários do Metrô receberão informações e poderão realizar exames. O Instituto do Coração, no complexo do Hospital das Clínicas, promove a campanha “Um dia sem fumar” para as mulheres.

Veja algumas programações:

Parque do Ibirapuera
Até o dia 7 de junho, o Hospital A. C. Camargo e o Centro de Excelência em Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apresentam a exposição “Câncer: Conhecer para prevenir”, com painéis ilustrativos. O evento acontece na Serraria, ao lado da Praça da Paz.
Instituto do Coração (Incor)
O Instituto do Coração promove a campanha “Um dia sem fumar” para mulheres. A campanha comemorativa do Dia Mundial Sem Tabaco vai até às 15h, na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44.

Conjunto Nacional

Três hospitais estaduais e do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) estarão no Conjunto Nacional alertando a população sobre os riscos do cigarro e medindo os níveis de contaminação de fumantes por monóxido de carbono. Programação inclui distribuição de panfletos, apresentação de vídeos, performance educativa sobre o tema, realização de exames, prova de função pulmonar e aplicação de questionário. O evento acontece até 15h, na Avenida Paulista, 2073.

Estação Sé do Metrô

Até às 16h desta segunda-feira será realizado um mutirão para atendimento e conscientização da população sobre os males causados pelo fumo. Usuários receberão informações e poderão realizar exames.

Hospital das Clínicas

HC realiza das 11h às 14h, na Praça da Esperança, testes de monoximetria, atividades físicas e distribuição de panfletos. Evento será aberto aos funcionários, pacientes e a todas as pessoas que estiverem nas imediações do HC, na Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255.

Vão Livre do Masp

Quem for até o Masp poderá realizar exames gratuitos para verificar a saúde respiratória. As atividades acontecem até às 16h, na Avenida Paulista.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário