terça-feira, 1 de junho de 2010

Região do ABC recebe o Programa “Música nos Hospitais”

A Orquestra do Limiar se apresenta no Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, e leva música para os leitos dos pacientes que não podem se locomover.

Familiares, pacientes, funcionários e a comunidade local do entorno do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, assistirão em 2 de junho, quarta-feira, às 11h30, a uma apresentação gratuita da Orquestra do Limiar por meio do Programa “Música nos Hospitais”.

O Programa “Música nos Hospitais”, parceria de sete anos entre a sanofi-aventis e a Associação Paulista de Medicina, com apoio da lei Rouanet do Ministério da Cultura, já registra mais de 85 concertos realizados e 20 mil pessoas beneficiadas no país.

Buscar novas maneiras para alcançar mais pessoas em sua trajetória, esse é um dos grandes desafios do Programa “Música nos Hospitais”. Desde 2009, músicos da Orquestra do Limiar passeiam pelos andares, levando música até o leito de pacientes. Uma pausa na rotina, instantes preciosos que decretam pausa nas preocupações e dão lugar a momentos de alegria e descontração. Pacientes, familiares, profissionais de saúde: é hora de fechar os olhos para sentir os acordes da música, acompanhar os movimentos dos violinos com a cabeça ou imitar os gestos precisos do maestro.

Projeto que começou na capital paulista, “Música nos Hospitais” há tempos buscou novos palcos para se apresentar. Do interior paulista para outros Estados, a acolhida é sempre calorosa e, em algumas instituições, chegam a movimentar a cidade. Este ano, é a vez de Minas Gerais conhecer o talento e o repertório da Orquestra, que já começa a ter várias obras exclusivas.

Sempre uma boa surpresa, quando chega pela primeira vez a uma cidade, o Programa “Música nos Hospitais” passa a incorporar o calendário cultural das instituições ao longo dos anos. É o caso do Hospital Estadual Mário Covas, que recebe a orquestra há cinco anos consecutivos. “A população do ABC tem nos acolhido sempre com muito carinho, esperamos que o Programa possa continuar colaborando com os programas de humanização hospitalar dessa instituição que é referência no Estado de São Paulo”, diz Cristina Moscardi, diretora de comunicação da sanofi-aventis.

Jovens Talentos

Formada por 14 jovens instrumentistas e regida pelo maestro e médico Samir Rahme, a Orquestra do Limiar busca aproximar o público da música erudita e revelar o talento de novos instrumentistas. Os concertos são lúdicos e interativos e o repertório é escolhido criteriosamente para conduzir o ouvinte a um passeio pelos estilos barroco e romântico até os grandes autores brasileiros da música clássica e contemporânea.

Sobre sanofi-aventis:

No campo social, a sanofi-aventis Brasil se destaca como uma das farmacêuticas que mais investe em ações sociais, e já aplicou, desde 2004, mais de R$ 35 milhões no país, beneficiando, em média, 2,5 milhões de brasileiros, anualmente, em mais de 15 programas de longo prazo. Como organização dedicada à saúde, as ações da sanofi-aventis priorizam a saúde e a infância, bem como populações desfavorecidas, em programas de prevenção, educação, humanização e acesso a medicamentos. Visite: www.sanofi-aventis.com.br.

Sobre a Associação Paulista de Medicina:

Fundada em 1930, a Associação Paulista de Medicina é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos e de utilidade pública, tem cerca de 30.000 associados e busca identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Durante o ano, a APM apóia e promove diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. Além do Música nos Hospitais, realiza exposições de arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates, palestras sobre história da arte, cinema para terceira idade, e ainda oferece Escola de Artes, Biblioteca, Pinacoteca e Museu de História da Medicina. Visite: www.apm.org.br

Sobre o Hospital Estadual Mário Covas:

Fruto de parceria entre Fundação do ABC / Faculdade de Medicina do ABC e Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André foi inaugurado em 2001. Sua cobertura se estende aos sete municípios do Grande ABC, beneficiando com procedimentos de alta complexidade cerca de 3 milhões de moradores da região. Operando a plena capacidade instalada, o HEMC reúne 1,7 mil colaboradores distribuídos em quase 30 mil metros quadrados de área, divididos em sete pavimentos. Como hospital universitário, serve de palco para desenvolvimento de pesquisas e campo de estágio-residência de estudantes de ciências da saúde.

Serviço
Local: Hospital Estadual Mário Covas – Recepção (espera do 3º andar – ambulatório)
Data: 2 de junho, quarta-feira
Horário: às 11h30
Endereço: Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Paraíso – Santo André – SP
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário